A Subcomissão de Certificação da AF Braga reuniu, esta tarde, online, com os Clubes interessados em participar no Processo de Certificação de Entidades Formadoras da FPF 20/21. 

Pedro Sousa, vice-presidente substituto da AFB e responsável por esta subcomissão, deu as boas-vindas aos mais de 40 participantes enaltecendo que "A AF Braga está muito satisfeita e reconhecida pelo empenho dos clubes no processo de certificação e por cada vez mais filiados quererem fazer parte dele. O processo é complexo mas, nos últimos 2 anos, tivemos clubes de realidades muito distintas a participar no processo e a conseguir a certificação. Temos reiterado que as instituições são superiores às pessoas e este processo assegura o futuro. No passado, quando um dirigente saía do Clube perdia-se uma grande parte do conhecimento adquirido. O processo de certificação permite hoje que a lógica de gestão e organização esteja consolidada na organização e o conhecimento permaneça com a organização mesmo que a equipa que a gere mude. O Processo de Certificação é estruturante para a qualificação do futebol português por isso merece toda a nossa disponibilidade e empenho. Estamos aqui para ajudar-vos a atingir os vossos objetivos."

A sessão de trabalhos foi orientada por Tiago Moura e Ricardo Martins que apresentaram os documentos disponíveis na plataforma, manual, anexos de suporte ao preenchimento e fichas modelo. 

A certificação como entidade formadora é obrigatória para todos os Clubes que almejam participar na 3ª Liga e Liga Placard já na próxima época desportiva. A participação no Campeonato de Portugal e Liga BPI na época 23/24 também só será possível para Clubes certificados como entidades formadoras.

O processo está aberto a todos os Clubes e todos podem inscrever-se na plataforma certificacao.fpf.pt e proceder ao preenchimento da autoavaliação até ao dia 31 de outubro. Todos os Clubes já registados nas plataformas de certificação, que nas épocas anteriores tenham obtido ou não algum nível de certificação, devem proceder ao preenchimento da autoavaliação também até 31 de outubro.