Foi com enorme pesar e consternação que a Associação de Futebol de Braga recebeu a notícia do falecimento de Vítor Oliveira, aos 67 anos. Um homem vertical, de enorme carácter, exigente mas com uma personalidade amiga e afetuosa, com uma cultura desportiva que é referência, teve uma carreira de quase duas décadas como jogador, seguindo-se o percurso de mais de 30 anos como técnico e o título de "rei das subidas" que atravessou fronteiras. O futebol português está de luto. 

Enquanto jogador, após ter feito a formação no Leixões, o então médio estreou-se como médio no conjunto de Matosinhos em 1972, passando depois pelo Paredes e pelo FC Famalicão, onde esteve três épocas, e pelo Sp. Espinho, onde jogou duas temporadas. Assinou em 1981 pelo SC Braga, naquele que foi o ponto mais alto do percurso como jogador, e pendurou as chuteiras em 1985, com dois anos no Portimonense que lhe deu a oportunidade de seguir o caminho que mais gostava: ser treinador. Ali fez uma “segunda estreia” com 34 anos depois de ter orientado a equipa do FC Famalicão de forma circunstancial, em duas partidas, na temporada de 1978/79. 

Começava nesse ano de 1985 um percurso que nem o próprio conseguiria prever na altura, com passagens pelo Portimonense, Maia, Paços de Ferreira, Gil Vicente FC, Vitória SC, Académica, União de Leiria, SC Braga, Belenenses, Rio Ave, Moreirense FC, Leixões, Trofense, Desportivo das Aves, Arouca, União da Madeira e Desp. Chaves, antes de voltar a repetir passagens pelo Portimonense, P. Ferreira e Gil Vicente FC. Tudo entre Primeira, Segunda Liga e terceiro escalão nacional (no Maia). Mais impressionante ainda, conseguiu nesse trajeto um total de 11 subidas de divisão, a última em 2019 e com um simbolismo particular por ser uma espécie de regresso ao passado.

Vítor Oliveira festejou a ascensão ao primeiro escalão do futebol nacional pelo P. Ferreira (1991), Académica (1997), U. Leiria (1998), Belenenses (1999), Leixões (2007), Arouca (2013), Moreirense FC (2014), U. Madeira (2015), Desp. Chaves (2016), Portimonense (2017) e P. Ferreira (2019). Ah, e esse pequeno buraco na cronologia recente foi que decidiu fazer mais um ano na Primeira Liga com os algarvios, aceitando depois da última subida, no verão de 2019, o desafio de treinar o Gil Vicente FC no ano que marcaria o regresso ao topo dos escalões em Portugal. Esta temporada acabou por não aceitar nenhum dos convites que foi recebendo assumindo o papel de comentador desportivo.

A Direção da AF Braga, em nome de todos os seus órgãos sociais, endereça aos Clubes filiados Gil Vicente FC, SC Braga, Vitória SC e Moreirense FC, por onde a carreira de Vítor Oliveira passou, e à sua família e amigos, as mais sentidas condolências.