Já são conhecidos os resultados finais da segunda época do novo modelo de certificação de entidades formadoras, implementado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em estreita colaboração com as Associações Distritais e Regionais (ADR). O impacto deste processo, a nível nacional, reflete-se claramente na evolução dos números, já que as 339 entidades certificadas na temporada que agora terminou (2019/2020) representam um aumento de 128% face aos números registados na época 2018/2019. 

 

No distrito de Braga o crescimento nesta época é de 190% com 23 entidades certificadas. Na época 2018/2019 tinham sido certificadas 8 entidades.


No futebol masculino, Sporting Clube de Braga - Futebol SAD e Vitória Sport Clube - Futebol SAD foram classificados como Entidade Formadora 5 Estrelas; Futebol Clube de Famalicão, Moreirense Futebol Clube, Gil Vicente Futebol Clube e Merelinense Futebol Clube foram classificados como Entidade Formadora 4 Estrelas; Associação Desportiva de Fafe, Operário Futebol Clube de Antime, Dumiense CJP Futebol SAD, Clube Desportivo de Lousado, Grupo Desportivo União Torcatense, Grupo Desportivo de Joane e Centro Cultural e Desportivo de Santa Eulália de Vizela foram classificados como Entidade Formadora 3 Estrelas; Ruivanense Atlético Clube, Grupo Desportivo de Prado, Brito Sport Clube e Os Regadinhas de Freiriz ADC foram classificados como Entidade Formadora 2 Estrelas; o Santa Maria Futebol Clube foi classificado como Centro Básico de Formação de Futebol e Futsal (CBFF). No futebol feminino, Os Regadinhas de Freiriz ADC foram classificados como Entidade Formadora 2 Estrelas. No futsal masculino, a Associação Desportivo Jorge Antunes foi classificada como Entidade Formadora 4 estrelas; a Associação Santo Tirso Futsal e ADC São Mateus foram classificados como Entidade Formadora 3 Estrelas. No futsal feminino, o GTEAM Guimarães Football Club foi classificado como Entidade Formadora 3 Estrelas. 

 

A nível nacional, apesar de ser a primeira época de certificação do futebol l feminino, foi possível 23 Clubes obterem um determinado nível de certificação ou o reconhecimento como CBFF, que fica muito acima das nossas melhores expetativas (Grupo Trabalho), tendo em consideração o nível de organização destes Clubes e todas as dificuldades existentes na pirâmide desportiva do feminino.

 

De igual forma, sendo também a primeira época de certificação do futsal feminino, foi possível 9 Entidades obterem um determinado nível de certificação ou o reconhecimento como CBFF, que também supera as nossas melhores expetativas (Grupo de Trabalho), até porque, convém recordar que em 2015/2016, primeiro ano do processo de certificação, no conjunto dos Clubes da 1ª e 2ª Liga Profissional, e alguns do CP, ficaram apenas 12 Clubes certificados.

 

Confira aqui as listagens de relatório finais 2019-2020 aprovados pela Comissão Nacional de Certificação